terça-feira, 28 de julho de 2009

Maquete: Sistema Ecológico Eficiente

Desenvolvida pela Equipe do Instituto Ser Vivo, em parceria com o SESC da Esquina - PR e POLLOSHOP Champagnat, a maquete ao lado representa um Sistema Ecológico Eficiente, planejado a partir de conceitos de sustentabiliadde e princípios da Permacultura, a "cultura permanente".
Um exemplo de como podemos nos integrar cada vez mais aos mecanismos de funcionamento dos fluxos e energias da natureza.
Vale salientar que praticamente todos os recursos envolvidos na confecção desta maquete são biodegradáveis, na tentativa de representar a organicicidade, evitando assim a utilização de materiais que porventura não possam ser devolvidos ao ambiente.

Fique ligado! A maquete Sistema Ecológico Eficiente encontra-se em exposição no POLLOSHOP Champagnat (Rua Padre Agostinho, 2885 - Bigorrilho, Curitiba-PR) até o dia 09 de agosto!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cartilha de Meio Ambiente




Em parceria com o Sistema FECOMÉRCIO e SESC DA ESQUINA - Curitiba, PR, o Instituto Ser Vivo elaborou uma cartilha voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), intitulada:

"Ecologia doméstica - cuidando do meio ambiente em casa"

Nela está contida uma série de informações, práticas e dicas úteis para a melhoria da qualidade de vida do nosso Planeta!

Faça o download desse material no campo ao lado (Downloads) e ajude-nos a divulgá-lo em sua rede de contatos!

O Planeta agradece!!!

Visão Holística do Instituto SER Vivo

SER vivo em ESSÊNCIA, em Movimento.

SER, VIVO... Ser alimento, ser alegria. Ser todo o sentido de viver, ser a vitalidade que há em cada um de nós.

Ser vivo, seja eu, seja você, sejamos nós, porque "JUNTOS SOMOS TODOS UM SÓ SER" chamado Gaia, ou ainda popularmente conhecido por "Planeta Terra".

Somos um grupo de amigos e companheiros de trabalho em busca do mesmo propósito, o de "sermos a transformação constante gerando harmonia, paz e alegria no ambiente em que vivemos". Somos guiados por três principais linhas temáticas de finalidade e interesse coletivos:

Sustentabilidade, Empreendedorismo e Reconhecimento Vital.

De maneira glocal (pensar globalmente, agir localmente), para "atingirmos" os respectivos propósitos, nossos projetos, programas e ações estão fundamentados na descoberta, no aprimoramento, no domínio e na difusão de técnicas e ferramentas milenares e cotidianas de convívio social, numa cultura de paz e com qualidade de vida, a saber:


Sustentabilidade

Permacultura, bioconstrução, consumo consciente e responsável, feira de trocas, "reciclarte", agroecologia, ecologia doméstica, dentre outras.


Empreendedorismo


Planejamento e Gestão integrada e participativa, educomunicação voltada para o empoderamento social e comunitário, cibercultura, "cinemarte", políticas públicas, dentre outras.


Reconhecimento vital

Educação biocêntrica (biodança), artes, musicoterapia, psicoterapia, medicina oriental, terapias holísticas, espiritualidade, dentre outras.

Das telhas de amianto ao telhado vegetado


Na sede litorânea do Instituto Ser Vivo em Pontal do Sul-PR, bioconstruímos experimentalmente um telhado vegetado com bromélias e plantas semelhantes em cima de uma construção com telhas de amianto, material potencialmente cancerígeno.

O processo de construtivo foi simples e rápido. Utilizamos uma manta plástica encontrada em materiais de construção para impermeabilizar o telhado, para que o mesmo não fique úmido constantemente. Para drenagem da água da chuva com média anual de 25oo mm utilizamos areia local e sobras das reformas locais nas ondulações baixas das telhas. No dreno final, onde há mais fluxo de água, colocamos pedra brita.

Após a brita, colocamos serragem e cepilho (resíduo de madeireiras e materiais de construção) e um sombrite para segurá-lo e que posteriormente serviu para plantarmos as bromélias.Utilizamos como substrato para a fixação das bromélias no telhado, serragem e cepilho misturados com húmus na proporção de 5 x 1 e cola natural produzida com melado, farinha de trigo e água.

As plantas foram recolhidas em terrenos baldios da cidade e montes de entulhos dispensados nas margens das ruas e rodovias da região. No plantio das bromélias fizemos um pequeno corte no sombrite e colocamos as bromélias junto com o substrato e a cola natural para fixá-la ao telhado.

A intenção deste telhado vegetado é de promover a diminuição da oscilação de temperatura e umidade dentro da área construída assim como o efeito paisagístico que as plantas proporcionam juntamente com o aumento da fauna e flora local entre outros.





Cisterna em Cerro Azul


Pr
ojethos e Instituto Ser Vivo em parceira com a Aopa (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) e apoio da Cresol promoveram durante a semana de 11 a 16 de Maio no município de Cerro Azul-PR na comunidade da Bomba uma capacitação em construção de cisterna em ferrocimento para os agricultores ecológicos da bioregião Vale do Ribeira.

A cisterna foi construída com recursos do projeto Iguatú, parceria da Petrobrás Ambiental e Aopa, a capacidade de armazenamento da cisterna foi de aproximadamente 20.000 litros de água da chuva. Foi reutilizado na construção sacos de batata e cebola além de sombrite ao invés de usual plástico de galinheiro.

A comunidade é produtora de ponkã, banana, mandioca entre outros produtos e necessitava de água para o consumo da casa, plantio, e para o trato dos animais.

A capacitação possibilitou que os agricultores ecológicos possam implantar mais sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva nesta bioregião e garantir a segurança hídrica da comunidade.

Pérgola de bambu


Pérgola, construção simples e com diversas finalidades.

Nesta bioconstrução utilizamos bambu das variedades Mosso e Cana da índia devidamente tratados para bioconstruir uma pérgola, estruturada com a finalidade de servir como suporte para uma primavera que avançava diariamente para a entrada de veículos da casa. O resultado além de funcional concede ao local uma nova e bela visão paisagística.

Forno para pães e pizzas


Bioconstruímos um forno de tijolos e barro para assar pães e pizzas na sede do Instituto Ser Vivo, em Pontal do Sul. O local é porta de saída para as ilhas da baía de Paranaguá, e particularmente para a Ilha do Mel. O forno já está cumprindo sua função, que além assar uma boa refeição, reuni na mesa os interessados e amigos em prol da comunidade local e dos novos projetos que caminham atualmente nesta bioregião.



Oficina de experimntação em biocostrução PUC-PR


O curso de experimentação em bioconstrução foi facilitado pela equipe do Instituto Ser Vivo e aconteceu durante a Semana Acadêmica de Arquitetura da Puc-PR entre os dias 14 e 18 de abril de 2008. A equipe do Instituto promoveu algumas dinâmicas e conversas sobre o tema, assim os participantes puderam se integrar com a idéia ecológica da bioconstrução que vai além das técnicas construtivas. Métodos para avaliar as características do barro e algumas técnicas de bioconstrução como taipa leve, o tijolo de adobe e o famoso pau-a-pique também foram apresentadas para os futuros profissionais. Durante o curso vários curiosos que passavam pelo local se interressaram pela dinâmica que o curso oferecia e passaram a participar do evento.....foi barro pra todo lado.

Vídeo youtube abaixo ou na barra lateral direita:

http://www.youtube.com/watch?v=2s7Hjsv2F4I

Cisterna em Ferrocimento


Segurança Hídrica


O Insituto Ser Vivo planejou e executou a construção desta cisterna em ferrocimento com capacidade de armazenamento para aproximadamente 30.000 litros de água de chuva. O projeto foi concluído com êxito em dezembro de 2007 na chácara Santo Antônio em Bocaiúva do Sul-PR.

A execução da obra contou com a colaboração da famíla Marfil e a ajuda de alguns amigos e convidados além de ter proporcionado aos envolvidos no projeto um significativo aprendizado prático e profissional.


Vídeo youtube ou na barra de vídeo lateral.:

http://www.youtube.com/watch?v=yJ2CxnUMrKc